O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


sábado, 28 de abril de 2012

EXERCÍCIO FÍSICO E OSTEOPOROSE


  A osteoporose é uma desordem esquelética caracterizada por perda da massa óssea, comprometendo a resistência óssea e predispondo a um aumento do risco de fraturas. A osteoporose afeta mais de 75 milhões de pessoas. É de conhecimento geral que a mulher costuma sofrer mais que o homem com a osteoporose. Não que este mal não atinja também o sexo masculino, mas devido principalmente à queda de hormônios, que acontece na menopausa, a mulher é mais acometida pelo enfraquecimento dos ossos.
            Ai pensamos como evitar o surgimento da tão temida osteoporose? A resposta é simples, com uma alimentação balanceada, atividade física regular, enfim, tendo uma boa qualidade de vida. Na verdade, o cálcio deve ser armazenado como se fosse uma poupança ao longo da vida, ele é uma defesa primordial contra a perda óssea no envelhecimento. A atividade física é um poderoso remédio natural para prevenção e tratamento para a osteoporose, mas nem todos os exercícios são bons para quem tem osteoporose a pessoa não deve começar qualquer programa sem falar com o seu médico e professor de Educação Física.
O exercício adequado para o paciente vai depender da gravidade da sua osteoporose, da existência de outros problemas de saúde e da sua forma física.
            A força muscular sobre os ossos constitui o estímulo fundamental para a manutenção e o aumento da massa óssea.  Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. É muito importante que esses exercícios sejam realizados com o paciente suportando o seu próprio peso, em função da força que os músculos exercem sobre os ossos da coluna e dos membros inferiores. Os exercícios físicos estimulam as células chamadas osteoblastos que são responsáveis pela formação da matriz protéica do osso, deixando os ossos mais fortes. 
  Os exercícios devem ser prescritos considerando-se a condição do paciente, um dos exercícios mais indicados para a prevenção da osteoporose é a caminhada, que deve ser realizada por aproximadamente 40 minutos, antecedidos de um aquecimento e finalizados com um alongamento muscular.
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário