O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


quarta-feira, 25 de abril de 2012

MOCHILAS ESCOLARES : UM VILÃO PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS



  O excesso de peso nas mochilas escolares pode ser o grande vilão das crianças. O peso de uma mochila contendo o material escolar não deverá exceder 10% do peso da criança que a carrega. Ou seja, uma criança que pesa 40 kg deverá carregar, no máximo, 4 kg, para evitar problemas futuros, como desvios na coluna vertebral. Em um estudo sobre o excesso de peso em mochilas escolares realizado em 2003 pela Pro Teste, o  sobrepeso estava, na maioria das vezes, relacionado à presença de materiais como apostilas, dicionários e brinquedos desnecessários. Fique atento para checar se a criança não está carregando itens sem necessidade.
  A posição correta para a criança carregar  a mochila deve ser sempre distribuindo o peso nos dois ombros e não de um só lado. No caso daquelas que têm rodinhas é importante escolher uma peça com puxador adequado para a altura da criança e orientá-la a alternar o braço que puxa, para evitar risco de escoliose e outros prejuízos à coluna.Também é importante prestar atenção na hora de comprar a mochila , Escolha aquelas com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo e que tenha alças acolchoadas, pois ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros. É bom evitar aquelas com muitos detalhes como bolsos e enfeites porque eles aumentam o peso final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário