O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


segunda-feira, 23 de abril de 2012

VIGOREXIA


  A Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular ou Síndrome de Adônis é um transtorno menos conhecido, porém muito comum, no qual os exercícios físicos, principalmente a musculação, vão além da capacidade do corpo de recuperação, somando-se ao fato da pessoa apresentar uma auto-imagem distorcida, se achando sempre “fraco”, mesmo quando os músculos estão hipertrofiados e em sua máxima definição.
Um dos principais fatores causais de alterações da percepção da imagem corporal é a imposição, pela mídia, sociedade e meio esportivo, de um padrão corporal considerado o ideal, ao qual associam o sucesso e a felicidade. 
  Não é saudável se submeter aos padrões impostos pelas revistas e pelas propagandas publicitárias, mas sim, estar satisfeito consigo mesmo, valorizar-se e aceitar-se como é.  Assim será evitada a escravização aos padrões de beleza física e a busca da "perfeição" que a sociedade tanto divulga, fatores estes que têm possibilidade de se converterem em autênticas doenças emocionais, acompanhadas de severa ansiedade, depressão, fobias e comportamentos compulsivos.  É preciso estar atento para diagnosticar o paciente com vigorexia e encamilha-lo  ao psicólogo que lhe aplicará medidas que fazem com que o indivíduo se conscientize que a preocupação com o corpo é bem vinda, mas a demasia é prejudicial.
  O tratamento psicológico obterá melhor resultado se houver acompanhamento e orientação médica e nutricional, para proporcionar uma balanceada alimentação e desintoxicação de produtos nocivos, como anabolizantes e esteróides. É recomendado que a atividade física não seja eliminada, mas é preciso reduzir gradativamente o tempo e intensidade dos exercícios. Resgatar a auto-estima é fundamental para a pessoa com esta síndrome. Trata-se de recuperar a imagem, modificar o comportamento e sentimentos para adquirir uma nova percepção de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário