O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OSBSIDADE UM PERIGO PRA SUA SAÚDE

 A obesidade pode ser definida, de forma resumida, como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado a riscos para a saúde, devido a sua relação com várias complicações metabólicas a obesidade é um dos fatores de risco mais importantes para outras doenças não transmissíveis, com destaque especial para as cardiovasculares e diabetes. Muitos estudos demonstram que obesos morrem relativamente mais de doenças do aparelho circulatório, principalmente de acidente vascular-cerebral e infarto agudo do miorcádio, que indivíduos com peso adequado. Em todas as fases da vida, as ações para assumir  uma alimentação saudável são ter uma alimentação :
  • adequada em quantidade e qualidade , oferecendo de forma equilibrada todos os nutrientes necessários para cada fase do curso da vida.
  • variada de forma a facilitar a oferta de todos os nutrientes necessários ao organismo
  A alimentação saudável para todos as pessoas com sobrepeso e obesidade tem por objetivos melhorar o bem-estar, possibilitar a proteção da saúde, prevenindo e controlando as co-morbidades e permitindo o alcance do peso adequado.

  A manutenção do peso saudável, com base na revisão de práticas de saúde e alimentares não é de retorno em curto prazo. Faz-se necessário entender que a perda de peso é gradativa. O corpo necessita de um tempo para que se acostume com sua nova condição, pois perdas grandes e rapidas de peso geralmente não são sustentáveis e contribuem para a ocorrência do "efeito sanfona".

  A prática regular de atividades físicas proporciona uma série de benefícios, como por exemplo aumenta a auto-estima e o bem-estar, alivia o estresse, estimula o convívio social, melhora a força muscular, contribui para o fortalecimento dos ossos . Portanto, promover a atividade física é uma ação prioritária na promoção de hábitos saudáveis e manutenção de poso ideal.


  A procura por dietas milagrosas também tem sido um caminho buscado pela população. Dietas que priorizam um nutriente em detrimento de outros, dietas que restringem severamente o consumo energético, bem como os jejuns prolongados, representam também um risco para a saúde. Por não serem elaboradas com um cardápio balanceado, tais dietas, na maioria dos casos, promovem a perda de massa muscular e água, eletrólitos, minerais e perda de massa magra (músculo), porém perde-se pouca gordura. Além disso, dietas muito restritas são de difícil adesão.


  Ser ativo fisicamente resulta em benefícios para a saúde individual e coletiva. A prática regular de atividades físicas está relacionada com a melhoria da capacidade cardiovascular e respiratória, da resistência física e muscular, da densidade óssea e da mobilidade articular, da pressão arterial em hipertensos, do nível de colesterol, da tolerância à glicose e da ação da insulina e do sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário