A natação é uma atividade excelente para o desenvolvimento das crianças. O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a sua gestação onde eles são capazes de fazer movimentos natatórios, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância.
A natação é importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e afetivo-social das crianças desenvolvendo sua personalidade e inteligência. Estudos mostram que crianças têm inclusive um rendimento escolar melhor na alfabetização quando iniciadas precocemente na natação. A natação é indicada a partir do 6° mês de vida.
A natação infantil proporciona benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos, melhora a adaptação na água, aprimorando a coordenação motora, noções de espaço e tempo, prepara o psicológico e neurológico para o auto-salvamento, aumento da resistência cárdio-respiratória e muscular. A natação ajuda também o sono,estimula o apetite, melhora a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias.
A natação apresenta algumas contra-indicações, mas na maioria dos casos são passageiras, como gripes e inflamações. No caso de crianças com rinite há algumas divergência de opiniões médicas. Alguns indicam a natação e outros não aconselham.
A aprendizagem da natação para crianças, em geral, é realizada respeitando-se idades e habilidades conforme o seu desenvolvimento, e, assim, não tornando o ensino precoce, pois pode prejudicar o seu desenvolvimento. Os profissionais devem sempre respeitar o desenvolvimento da criança pode-se fazer com que ela tenha uma longa vida útil na natação, ou seja, atinja a idade adulta nadando, e que se torne um multiplicador dos futuros nadadores, das novas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário