O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICAS NO VERÃO

   O verão começou oficialmente no dia 22 de dezembro e dura até o dia 20 de março, quando tem início o outono. Confira quais as principais medidas que devem ser tomadas na estação mais quente do ano quando for praticar atividades físicas – atitudes simples podem evitar incomodos .

Sol- Procure o horário de menor agressividade do Sol. Além de se cansar menos, você preserva sua pele.

Certifique-se também de utilizar proteção contra os raios solares ultravioleta a cada duas horas, no corpo e na cabeça. O filtro solar é um aliado importante nesta época.

Roupas e acessórios- Utilize proteção para os olhos em caso de excesso de luminosidade. Óculos escuros com filtragem certificada dos raios UV e viseiras ou bonés auxiliam neste ponto.

Utilize também roupas leves e próprias para a estação. Nada de roupas que impeçam a troca de calor com o ambiente, como abrigos de nylon. Algodão e tecidos com tecnologia dry fit ajudam a prevenir desidratação e hipertermia (aquecimento excessivo do corpo).

Hidratação- É necessário manter o corpo hidratado, evitando perda de peso excessiva. Suor com muito sal, urina escura ou turva são sinais de desidratação, bem como perda de até 2% do peso após o treino ou prova.
 Para se reidratar na primeira hora após os exercícios, tome apenas água ou suco de frutas para repor carboidratos e líquidos. Bebidas alcoólicas só após essa primeira hora.

 A perda de peso no verão geralmente se deve mais às perdas líquidas que, aliás, são rapidamente repostas ao se alimentar normalmente. Tome cuidado com a evolução de suas atividades, não forçando demais o corpo além dos limites.

Ao intensificar os exercícios sem estar preparado para emagrecer ou para conseguir atingir seu melhor desempenho rapidamente, correm-se vários riscos: desidratação, lesões musculares e tendinites. Isso sem falar no temido risco cardíaco de arritmias ou outras complicações dos exageros físicos.

Pratique atividades físicas, mas nunca além dos seus limites.
bom verão a todos !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário