O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL

  A hipertensão é uma das doenças crônicas que mais atinge a população mundial. Muitos são os fatores que desencadeiam o aumento da pressão arterial, os mais comuns são: hereditariedade, obesidade, sedentarismo, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas. Com a identificação desta doença outras patologias podem ser desenvolvidas, como alterações estruturais no coração (cardiopatia, insuficiência cardíaca), no cérebro (encefalopatia), nos rins (nefropatia) e vasos arteriais.
    Os exercícios mais indicados para pacienetes hipertensos são os chamados aeróbicos, quer dizer, os que exijam um comprometimento do pulmão e coração em níveis adequados (entre 60 e 80% da sua frequência máxima) aproximadamente. Entre eles estão: caminhadas, dança, patinação, e exercícios em que você utilize grandes músculos do corpo associado a uma exigência do sistema cárdio-respiratório são os mais indicados.
    Evite os exercícios isométricos como musculação, levantamento de peso, onde você faz força e não sai do lugar, por exemplo.
   A Yoga  é uma  atividade que possui exercícios excelentes para o corpo e são ótimos para você aprender a respirar o que vai ajudar no controle da sua Hipertensão Arterial.

Não abuse do sal, evite cigarro e álcool e procure ter uma alimentação saudável.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário