O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


sábado, 28 de abril de 2012

EXERCÍCIO FÍSICO E OSTEOPOROSE


  A osteoporose é uma desordem esquelética caracterizada por perda da massa óssea, comprometendo a resistência óssea e predispondo a um aumento do risco de fraturas. A osteoporose afeta mais de 75 milhões de pessoas. É de conhecimento geral que a mulher costuma sofrer mais que o homem com a osteoporose. Não que este mal não atinja também o sexo masculino, mas devido principalmente à queda de hormônios, que acontece na menopausa, a mulher é mais acometida pelo enfraquecimento dos ossos.
            Ai pensamos como evitar o surgimento da tão temida osteoporose? A resposta é simples, com uma alimentação balanceada, atividade física regular, enfim, tendo uma boa qualidade de vida. Na verdade, o cálcio deve ser armazenado como se fosse uma poupança ao longo da vida, ele é uma defesa primordial contra a perda óssea no envelhecimento. A atividade física é um poderoso remédio natural para prevenção e tratamento para a osteoporose, mas nem todos os exercícios são bons para quem tem osteoporose a pessoa não deve começar qualquer programa sem falar com o seu médico e professor de Educação Física.
O exercício adequado para o paciente vai depender da gravidade da sua osteoporose, da existência de outros problemas de saúde e da sua forma física.
            A força muscular sobre os ossos constitui o estímulo fundamental para a manutenção e o aumento da massa óssea.  Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. É muito importante que esses exercícios sejam realizados com o paciente suportando o seu próprio peso, em função da força que os músculos exercem sobre os ossos da coluna e dos membros inferiores. Os exercícios físicos estimulam as células chamadas osteoblastos que são responsáveis pela formação da matriz protéica do osso, deixando os ossos mais fortes. 
  Os exercícios devem ser prescritos considerando-se a condição do paciente, um dos exercícios mais indicados para a prevenção da osteoporose é a caminhada, que deve ser realizada por aproximadamente 40 minutos, antecedidos de um aquecimento e finalizados com um alongamento muscular.
                              

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A DITADURA DO CORPO PERFEITO

 
  Estamos vivenciando a era do culto ao corpo. Os valores atuais indicam que para ser belo os rapazes devem ser esbeltos, fortes e musculosos e as mulheres magras com formas definidas, rígidas e arrendondadas. No entanto a realidade da maioria das pessoas não corresponde a esta realidade imposta pela ditadura do corpo perfeito.
  Assistindo TV, Folheando revistas, olhando vitrines, ouvindo rádio e em nossas conversas do dia-a-dia, o corpo e a beleza aparecem como assuntos rotineiros. Há sempre alguém querendo mudar “aqui ou ali” para parecer mais jovem, mais magro, mais elegante, buscando a perfeição dos corpos das modelos que são mostrados nas revistas, jornais,  Internet, televisão, etc., como padrões, que podem ser entendidos como uma forma de “ditadura”, pois levam  mulheres e homens a lutarem contra o tempo e a balança para se sentirem aceitos pela sociedade e em seus círculos de relações. As pessoas buscam, a todo custo, enquadrar-se em padrões de beleza, numa tentativa de recuperar a auto-estima perdida pela comparação com os próprios padrões estéticos tornando-se um círculo vicioso.  
  O sentimento de inferioridade aparece porque a pessoa não se ajusta ao que é tido como belo. Daí, vem a obrigatoriedade de se adequar ao modelo, mas nunca se chega à satisfação. Mesmo chegando ao estágio ideal, há sempre a ameaça de perder, de voltar a engordar, de envelhecer. Outro problema gerado pela ditadura do corpo é a inibição daqueles que não se enquadram nos padrões. As pessoas se retraem porque não acreditam que possam despertar interesse. Isso é uma visão distorcida da beleza,  a partir de nossas vivências, criamos preferências. Então, com base nelas, nos aproximamos daqueles que consideramos belos. No mundo moderno, porém, as predileções individuais foram anuladas. Com a padronização estética em alta, as pessoas quase não se expressam com autenticidade. Muitas vivem retraídas por não serem como a sociedade diz que deveriam. Por isso, se fecham em seus complexos de inferioridade ou se matam nas academias. Além da baixa auto-estima, o culto ao corpo pode estar trazendo problemas patológicos. As doenças ligadas à falta de alimentação, como anorexia e bulimia, são cada vez mais freqüentes.
  Outro mal, este causado pelo excesso de ginástica, ainda é pouco conhecido. Enquanto malham, as pessoas liberam uma substância relaxante, a endorfina, que provoca uma sensação de bem-estar.  já existem alguns estudos sobre os seus efeitos entre os adeptos das academias. A malhação excessiva estaria criando uma dependência de endorfina. Por isso, o que era saudável pode virar um vício.




quarta-feira, 25 de abril de 2012

MOCHILAS ESCOLARES : UM VILÃO PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS



  O excesso de peso nas mochilas escolares pode ser o grande vilão das crianças. O peso de uma mochila contendo o material escolar não deverá exceder 10% do peso da criança que a carrega. Ou seja, uma criança que pesa 40 kg deverá carregar, no máximo, 4 kg, para evitar problemas futuros, como desvios na coluna vertebral. Em um estudo sobre o excesso de peso em mochilas escolares realizado em 2003 pela Pro Teste, o  sobrepeso estava, na maioria das vezes, relacionado à presença de materiais como apostilas, dicionários e brinquedos desnecessários. Fique atento para checar se a criança não está carregando itens sem necessidade.
  A posição correta para a criança carregar  a mochila deve ser sempre distribuindo o peso nos dois ombros e não de um só lado. No caso daquelas que têm rodinhas é importante escolher uma peça com puxador adequado para a altura da criança e orientá-la a alternar o braço que puxa, para evitar risco de escoliose e outros prejuízos à coluna.Também é importante prestar atenção na hora de comprar a mochila , Escolha aquelas com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo e que tenha alças acolchoadas, pois ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros. É bom evitar aquelas com muitos detalhes como bolsos e enfeites porque eles aumentam o peso final.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

VIGOREXIA


  A Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular ou Síndrome de Adônis é um transtorno menos conhecido, porém muito comum, no qual os exercícios físicos, principalmente a musculação, vão além da capacidade do corpo de recuperação, somando-se ao fato da pessoa apresentar uma auto-imagem distorcida, se achando sempre “fraco”, mesmo quando os músculos estão hipertrofiados e em sua máxima definição.
Um dos principais fatores causais de alterações da percepção da imagem corporal é a imposição, pela mídia, sociedade e meio esportivo, de um padrão corporal considerado o ideal, ao qual associam o sucesso e a felicidade. 
  Não é saudável se submeter aos padrões impostos pelas revistas e pelas propagandas publicitárias, mas sim, estar satisfeito consigo mesmo, valorizar-se e aceitar-se como é.  Assim será evitada a escravização aos padrões de beleza física e a busca da "perfeição" que a sociedade tanto divulga, fatores estes que têm possibilidade de se converterem em autênticas doenças emocionais, acompanhadas de severa ansiedade, depressão, fobias e comportamentos compulsivos.  É preciso estar atento para diagnosticar o paciente com vigorexia e encamilha-lo  ao psicólogo que lhe aplicará medidas que fazem com que o indivíduo se conscientize que a preocupação com o corpo é bem vinda, mas a demasia é prejudicial.
  O tratamento psicológico obterá melhor resultado se houver acompanhamento e orientação médica e nutricional, para proporcionar uma balanceada alimentação e desintoxicação de produtos nocivos, como anabolizantes e esteróides. É recomendado que a atividade física não seja eliminada, mas é preciso reduzir gradativamente o tempo e intensidade dos exercícios. Resgatar a auto-estima é fundamental para a pessoa com esta síndrome. Trata-se de recuperar a imagem, modificar o comportamento e sentimentos para adquirir uma nova percepção de si mesmo.