O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Importância de praticar uma atividade Física

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde. 
 Benefícios da atividade física:
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações,a pratica de atividades físicas em crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

 Escolha da atividade física adequada:

A escolha é feita , levando-se em conta os seguintes fatores:
Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.

Algumas recomendações  importantes para a prática de atividades físicas

• Use roupas e calçados adequados.
• Não ingerir  grandes quantidades de líquidos, antes do exercício.
• Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem.
• Iniciar as atividades lenta e gradualmente.
• Evitar o cigarro e medicamentos para dormir.
• Alimentar-se até duas horas antes do exercício.
• Respeitar seus limites pessoais.

Cuidados com o tempo frio

Os termômetros  já começam a registrar baixas temperaturas em muitas regiões do Brasil e, aos poucos, os agasalhos voltam a se tornar itens obrigatórios no vestuário. Nesse clima de outono-inverno, além das roupas quentes, nosso corpo precisa de uma alimentação diferenciada e de cuidados especiais aqui vão algumas dicas  de cuidados no inverno:

 Cuidados com o Vestuário:. Cubra as extremidades (mãos, pés, cabeça);
. Use roupas folgadas e calçado adequado à temperatura ambiente, protegendo as extremidades. As roupas justas dificultam a circulação sanguínea;
. Use várias camadas de roupa em vez de uma única muito grossa;
. Use roupas de algodão e fibras naturais.

Cuidados de higiene:. Tome banho com água morna: água muito quente remove a camada protetora natural da pele;
. Mantenha a pele hidratada: hidrate todo o corpo não esquecendo mãos, pés, rosto e lábios;
. Quando tomar banho, embrulhe-se na toalha e/ou tenha a sala aquecida;
. Aumente a capacidade de enfrentar o frio, através da exposição controlada ao frio, utilizando duches frios inicialmente rápidos, após o banho quente. Depois aumente o tempo de banho frio, à medida que for se acostumando.

 Cuiddos com a Alimentação:. Coma com mais frequência: encurte as horas entre as refeições;
. Coma mesmo que não sinta muita fome, em especial sopas e bebidas quentes (leite, chá);
. Se a sua saúde o permitir, inclua na sua alimentação alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos;
. Evite bebidas alcoólicas - causam aquecimento mas provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo;
. Abstenha-se de produtos nocivos como o cigarro, bebidas alcoólicas e drogas.

Exercícios físicos:. A prática de exercício físico: aumenta a produção de calor e a circulação de sangue, mas não faça exercício físico intenso e evite realizar a atividade física com a roupa transpirada no corpo;
. Faça pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas: evitam o arrefecimento do corpo;
. Continue a beber água durante a atividade física para evitar a desidratação.