O segredo da saúde, mental , corporal e espiritual ,está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabiamente e seriamente o presente. (DALAI LAMA)


quinta-feira, 24 de maio de 2012

SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA É...


Ser professor de Educação Física é...

É acordar todo dia muito cedo.. E estar disposto a fazer o dia de muitas pessoas melhor..
É ter tido que enfrentar várias críticas, quando fez a escolha para o vestibular..
É ter estudado horas a fio, para entender bioquímica, Fisiologia, Cinésio.. E ainda ter de ouvir que vamos "jogar bola", na faculdade!
É amar o movimento humano, e entender o quão complexa é esta ciência!
É poder ensinar um pouco de dignidade, perseverança, e determinação aos seus alunos, que perplexo ficam quando conseguem atingir seus objetivos, quando só quem acreditava era você!
É ver o brilho nos olhos deste aluno, que te admira pelo que você é! E por ver o quanto acredita nele!
É trabalhar, mesmo quando se está de folga, pois nosso trabalho exige planejamento e organização, para que seja um sucesso, e normalmente não somos pagos por isso!
É AMAR o que fazemos, e sentir-nos realizados, mesmo ganhando razoavelmente pouco, para o empenho que empregamos nas nossas atividades!
É ser o "tio" Legal, nas festas infantis, porque todos adoram você, pois sua essência é diferente!
É ser paciente, didático, carismático, envolvente, empolgante, preocupado, animado, contente, e muitas outras características ao mesmo tempo!
É ter de vestir o SORRISO como uniforme de trabalho, mesmo quando se está cansado, triste, estressado ou irritado!
É ser um pouco psicologo, nutricionista, massagista, fisioterapeuta, médico, conselheiro, professor, amigo, e mais outras tantas coisas que fazem de nós o modelo completo de profissional!
Mas acima de tudo, é ser quem realmente somos! Ter a vontade de mudar o mundo, e fazer algo por isso.. E ter a certeza que a cada pessoas que alcançamos, conseguimos melhorar uma vida, que pode melhorar outras vidas, formando uma cadeia enorme de força de vontade, gentileza e alegria!

(Bruno Gapski)


quinta-feira, 10 de maio de 2012

DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO


  Atividade Física é uma expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. Ou seja, estamos fazendo Atividade Física quando, por exemplo, realizamos movimentos simples como tarefas diárias básicas: escovar os dentes, varrer a casa, levantar, caminhar, lavar a louça, ir ao banheiro; enfim, quando realizamos movimentos que necessitem de um gasto adicional de energia comparado a um nível de repouso.  O simples fato de pegar o controle remoto, apontar para o aparelho e apertá-lo é uma atividade física. Já o Exercício Físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo final ou intermediário melhorar ou manter a saúde e a aptidão física. Portanto existe uma prescrição, orientada e executada de maneira a exigir um gasto energético bem maior de seu corpo comparado aos níveis de repouso, criando novas adaptações fisiológicas e novos estímulos, o que resultará em alterações orgânicas benéficas, melhorando as condições físicas gerais.    Podendo proporcionar melhora psicossocial e em sua qualidade de vida.Utilizar a terminologia correta demonstra conhecimento e domínio profissional. Melhora a imagem de toda a categoria e aumenta nossa credibilidade como professores.

SÍNDROME DE DOWN E EXERCÍCIOS FÍSICOS


As crianças portadoras da síndrome apresentam 47 cromossomos no núcleo de cada célula ao invés dos normais 46 herdados do pai e da mãe sendo 23 de cada um. Os cromossomos contêm a herança genética e o extra localiza-se no par 21. A identificação da criança com a síndrome é feita imediatamente após o nascimento, confirmando as probabilidades já sabidas durante a gestação através de exames feitos entre a 8ª e 11ª ou 14ª e 16ª semanas de gravidez respectivamente, amostra vilocorial e amniocentese. A ultra-sonografia e alfafetoproteína materna feitos durante a gestação também ajudam no diagnóstico.
Para os profissionais que vão trabalhar com essas crianças é preciso conhecer muito bem as características físicas para melhor executar o seu trabalho, são elas: Olhos pálpebras estreitas levemente oblíquas com prega de pele no canto interno chamadas de prega epicântica. Íris pequenas manchas brancas chamadas de manchas de Brushfield. A Cabeça geralmente menor e a parte posterior levemente achatada. Boca pequena e muitas vezes se mantém aberta com a língua projetando-se para fora. Mãos curtas e largas. Musculatura de modo geral mais flácida. Orelhas pequenas e conduto auditivo estreito. Dedos dos pés geralmente curtos com espaço maior entre o dedão e o segundo dedo. Algumas crianças têm pés chatos.                                                                           
É importante lembrar que não existem diferentes graus de Síndrome de Down , As crianças maiores vão ser mais ou menos desenvolvidas de acordo com as oportunidades dadas pela sociedade durante o seu crescimento. Elas se desenvolvem de maneira bastante semelhante às crianças normais, porém com um ritmo um pouco mais lento.
Os Profissionais de Educação Física cuidarão do desenvolvimento psicomotor em cada etapa da criança. A hipotonia é uma característica presente desde o nascimento e tem origem no sistema nervoso central afetando toda a musculatura e os ligamentos da criança. Espontaneamente tende a diminuir com o passar dos anos, mas essa recuperação pode ser acelerada com estímulos adequados desde o nascimento. Como toda criança, as portadoras da Síndrome irão controlar a cabeça, rolar, sentar, arrastar, engatinhar, ficar de pé, andar, correr, saltar e arremessar, exceto se tiver outro problema além da Síndrome de Down. Elas irão brincar e explorar toda variedade de movimento dominando o equilíbrio, a postura, a coordenação motora e a noção espacial desde que tenham espaço. Portanto, as crianças com Síndrome de Down precisam de cuidados, não de exageros a ponto de deixá-las isoladas do mundo.
Os professores de Educação Física , devem enfatizar: o equilíbrio, a coordenação de movimentos, a estruturação do esquema corporal, a orientação espacial, o ritmo, a sensibilidade, os hábitos posturais e os exercícios respiratórios. As brincadeiras na areia com diversos tipos de material estimulam a sensibilidade e a criatividade das crianças. Outras brincadeiras comuns na infância tais como pular corda, jogar amarelinha, jogos de imitação, brincadeiras de roda, subir em árvores, caminhadas longas, brincar no parque no balanço, escorregador e gangorra fazem parte do estímulo psicomotor global. Claro, tudo tem que ser acompanhado de perto, mas sem interromper a criatividade e a audácia da criança. A interferência só deve existir quando houver risco à saúde ou de vida, mesmo porque não dá para prever o quanto cada uma irá desenvolver.
Erroneamente no passado essas crianças eram rotuladas como deficientes mentais e hoje se sabe que elas apenas têm um desenvolvimento mais lento. Elas devem ter acesso à atividade física regular. As crianças com Síndrome de Down se desenvolvem normalmente se acompanhadas, tratadas e estimuladas desde cedo. Vários trabalhos mostram que as respostas fisiológicas induzidas pelo exercício físico são semelhantes às não portadoras e a expectativa de vida aumentou a partir do acesso à informação ajudando a quebrar o preconceito.


sábado, 5 de maio de 2012

ENVELHECIMENTO ATIVO


Até 2025, segundo a OMS, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Ainda é grande a desinformação sobre a saúde do idoso e as particularidades e desafios para se ter um envelhecimento ativo.
Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais. Permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários. A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho. Apesar do envelhecimento não ser sinônimo de doença, as perdas são reais e progressivas. As mudanças normais que acontecem com a idade que são a perda da força, do vigor físico, visão curta, problemas na memória de curto prazo, perda óssea, queda do cabelo, entre outras , fazem parte do processo biológico natural. A forma e a intensidade que  cada um vivenciará esses efeitos dependerá em grande parte, pelo que foi construído nos anos anteriores.    
As pessoas mais velhas que se aposentam e aquelas que apresentam alguma doença ou vivem com alguma necessidade especial podem continuar a contribuir ativamente com  seus familiares, companheiros e a comunidade onde moram. O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.
Segue algumas dicas simples para viver e envelhecer com saúde

  • Pratique exercícios físicos: A participação em atividades físicas regulares e moderadas pode retardar declínios funcionais, além de diminuir o aparecimento de doenças crônicas em idosos saudáveis ou doentes crônicos. Por exemplo, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração.
  • Pare de fumar:  Fumar é o fator de risco , ele representa a causa de morte prematura mais evitável. Fumar não só aumenta o risco de desenvolver doenças como o câncer de pulmão, mas também está negativamente relacionado a fatores que podem levar a importantes perdas da capacidade funcional. Por exemplo, fumar acelera a taxa de diminuição da densidade óssea, a força muscular e a função respiratória.
  • Tenha uma alimentação saudável : os  problemas de alimentação em todas as idades incluem tanto a desnutrição como o consumo excessivo de calorias. Nos idosos, a desnutrição pode ser causada pelo acesso limitado a alimentos, dificuldades sócio-econômicas, falta de informação e conhecimento sobre nutrição, escolhas erradas de alimentos , doenças e uso de medicamentos, perda de dentes, isolamento social, deficiências cognitivas ou físicas que inibem a capacidade de comprar comida e prepará-la.
  • Evite as Quedas: A queda de pessoas idosas é uma causa crescente de lesões, custos de tratamento e morte. Os obstáculos dos ambientes que aumentam os riscos de queda incluem pouca iluminação, pisos irregulares ou escorregadios e a falta de corrimão para apoio. Estas quedas ocorrem frequentemente no ambiente.
Muitas pessoas, quando chegam na terceira idade, se sentem perdidas e até inúteis, porque acreditam que já cumpriram as suas obrigações e não há mais nada a fazer. Mas ao contrário do que muitos idosos pensam, ainda há muito a fazer. Chegou a hora de aprender, colecionar coisas interessantes ou até dar uma de artista, o importante é fazer o que se gosta para ocupar a mente e se sentir bem.
                

sexta-feira, 4 de maio de 2012

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO INVERNO

  O inverno é uma estação deliciosa para comer  entre as preferências da época estão as comidas quentes e calóricas . Mas isso não acontece sem motivo. O fato de sentirmos vontade de ingerir alimentos mais fortes e gordurosos é uma necessidade do corpo em relação ao frio pois no inverno o nosso corpo gasta mais energia pra nos manter aquecidos. Por outro lado, sair da cama mais cedo, nessa época, para praticar atividade física dá uma preguiça.
  É justamente pensando em afastar a preguiça, levando em conta os benefícios da prática de atividade física durante o inverno, que abordaremos esse assunto. Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a frequência, o volume e a intensidade da atividade física,  é a mesma de seu costume, não deve se alterar durante o inverno. Isso significa que você deve continuar praticando seus exercícios de costume de três a cinco vezes por semana  com duração entre trinta minutos e uma hora .
Os benefícios da atividade física durante o período mais frio do ano não são diferentes dos benefícios da prática durante as outras estações do ano. O que ocorre é que como a ingestão calórica aumenta bastante durante o frio, as pessoas tendem a engordar. Assim, ao deixar de praticar a atividade física, o aumento de peso tende a ser ainda maior. Os exercícios físicos são recomendados para todas as idades. O importante é sempre fazer o que se gosta, andar, correr, nadar, malhar, etc., qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado à uma alimentação adequada e nutritiva.
  No mais, aumenta a disposição para as práticas cotidianas; há uma clara sensação de bem-estar, devido ao aumento de endorfinas que são substancia responsáveis de nos proporcionar sensações de bem estar ,há também o aumento das capacidades cardiorrespiratórias do praticante e a manutenção da força muscular. No entanto, se por um lado os benefícios da atividade física no inverno são bem próximos aos do verão, por outro, os cuidados que se deve ter para efetivar a prática são diferentes. É preciso que o período de aquecimento seja de vinte minutos, em média, além dos alongamentos, para prevenir contrações musculares, mais comuns nessa época do ano; o uso de roupas leves, mas que aquecem o praticante, também merece atenção, não se esquecer de se hidratar pois é fundamental em qualquer época do ano, mas ainda mais importante no inverno, em que o tempo é bastante seco.